Há anos sou usuário de um “combo” do provedor à cabo... Esperando que aparecesse um opção melhor... Nestes planos, por um valor mínimo, no caso 39 reais, passamos a dispor de tv à cabo, netfone e acesso banda larga de 250 kbps... Da melhor qualidade... O problema é que, com isto, nos expomos às propagandas da provedora de cabo, fora de nossa grade de canais, assinatura de netfone e banda de internet... Ficamos sabendo de filmes que não poderemos assistir..., vantagens do nefone que nosso plano não dispõe e coisas que exigem mais banda na internet :) … Ora, isto acaba nos frustando e vamos autorizando modificações sucessivas nos planos enquanto nos seja possível pagar...
Comecei a acompanhar a evolução da internet por celular, a 3G... Não preciso de internet móvel mas é interessante dispor... Não sou a favor de usarmos a banda larga para assistirmos tv, baixar vídeos e jogos, conhecidos consumidores de banda... Para isto melhor usar os meios convencionais... É triste assistir à internautas reclamando de cortes nos sinais de tv, baixa qualidade, … . Melhor usar, para tv, sistemas a cabo, parabólica ou mesmo a velha e boa antena quando estiver disponível na tv "gratuita"... A comunicação digital, SDH (Synchronomus Digital Hierarchy), é uma área nobre das telecomunicações, que deveria ter um uso mais responsável... Nos meus últimos 10 anos de atividade profissional trabalhei no SDH... Sei a complexidade e o custo que representa a rede mundial magicamente criada e mantida pelas nações... Não pagamos o custo real destas redes, com certeza... Assim como a aviação, as mídias, as artes, são subvencionadas pelos governos para serem viáveis... Então, a limitação de download da 3G não me afeta... Não faço questão de ficar 24 horas ligado à internet com seus riscos inerentes... Muito menos baixar videos ou grandes jogos pela rede... Para isto adquiro cd's fazendo localmente o que for possível... Muito mais eficiente...
Desta forma, estava preparado para ser um usuário satisfeito da 3G... Meu celular tem dois chips ativos... Um deles é Claro... Tenho parentes e amigos na Claro e outra celular... Testei o 3G das duas... Minha localização é privilegiada, quase zona central, antenas celulares à vista... As duas ficaram ótimas, velocidades acima do prometido... Com um notebook testei a atuação em áreas desfavoráveis... Daí a Claro ficou sózinha... Mais tarde entendi o porque... Temos 3G, 2G, … Gprs, wap, … Na Claro, o cliente de 3G, ao se conectar, é ligado à banda larga contratada, se disponível no local... Senão, o sistema tenta conectar o cliente ao Gprs que é uma ligação à internet via celular com velociades superiores às que se obtem em linhas discadas... Se ainda não for possível, o sistema faz a ligação via wap... Tendo sinal celular, normalmente, esta opção é disponível... Mas é muito lenta... Inferior à 10 Kbps … Só que, assim, o cliente acessa a internet... Serviços essenciais como email, mensagens e outros ficam disponíveis... Se tem relatos de pessoas em lugares afastados dos centros urbanos conseguindo conectar seus notebooks à internet...
Se não for bem entendido, isto causa graves problemas ao cliente e à Claro!!! O cliente se julga mal atendido e a operadora é acusada de má prestadora de serviços, processada, enfrentando prejuízos que diminuem sua capacidade de investimentos em possíveis melhorias e podem até inviabilizar a prestação destes serviços...
Após receber e fazer o primeiro acesso via 3G, testei o quanto significa em quantidade de downloads no meu uso normal da rede... 3 gigas dá e sobra... Aí passei a procurar onde a Claro registrava o consumo acumulado, já que o discador mostrava apenas o consumo da conexão ativa, não o total baixado... Na busca por solucionar isto, achei o site da própria Claro, http://www.claroblog.com.br/... Ali confirmei que, espantosamente esta informação não era disponibilizada... Mas a redução da velocidade era confirmada sempre que o cliente baixar mais de 3 gigas (no meu plano)... Sem saber o quanto já utilizou da franquia, é inaceitável ficar sujeito `a esta condição... Suponho que não consigam técnicamente, ainda, disponibilizar esta, que está presente no sistema pois é causa da redução automática de velocidade do acesso... Óbviamente, quem procurar a justiça ganha a causa...
Importante observar dois procedimentos que podem causar problemas graves à relação do modem 3G como o Windows... Se for necessário reinstalar o sistema por um problema qualquer lembrem de tirar o modem 3B da USB pois ele é considerado um driver do sistema e será formatado... Perderá o software de instalação 3G que vem com ele... No Vista é importante lembrar de usar o "remover o hardware com segurança" ao retirar o modem...
Importante observar dois procedimentos que podem causar problemas graves à relação do modem 3G como o Windows... Se for necessário reinstalar o sistema por um problema qualquer lembrem de tirar o modem 3B da USB pois ele é considerado um driver do sistema e será formatado... Perderá o software de instalação 3G que vem com ele... No Vista é importante lembrar de usar o "remover o hardware com segurança" ao retirar o modem...
Como minha intenção é viabilizar o uso "correto" do 3G, garantindo com isto tê-lo à minha disposição, lembrei que os velhos discadores informavam, com detalhes, o consumo imediato e acumulado... Achei e testei vários com o sistema 3G da Claro... Dois funcionaram... Um deles pago... Tendo a opção do gratuito instalei este e é perfeito... Tudo automático, registros detalhados, por dia, semana, mês, alarmes, zeramento em dia programado, … O usuário entra na internet ele automaticamente se ativa e quando este desconecta o dito desaparece de cena... Para o meu pc com Vista Starter funciona perfeito. O programa é um freeware real e pode ser baixado de http://nars.aloj.net/netimetro.htm … É baixar e executar... Ele pede autorização para carregar da net e instalar tudo que precisa e não estiver disponível no pc...
Com este post, agradeço à Claro pelo serviço diferenciado que oferece. Recomendo um esclarecimento explícito sobre a multi conexão disponível em seu sistema, assim como indicar o uso de um medidor local de consumo para orientação do seus clientes, enquanto não conseguir disponibilizar no discador esta informação.
Então, é claro, obrigado à Claro :)!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário