quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Departamento Municipal de Aguas e Esgotos Porto Alegre... Como pode???



O texto a seguir é  um encaminhamento de processo interno junto ao nosso DMAE para acertar um acordo que finalize, pelo menos para mim, os graves problemas criados pelo órgão, à partir do final de dezembro de 2010... Pelo texto encaminhado dá para entender o que aconteceu, problemas e soluções... Logo que receber a resposta ela será acrescentada à este post.
Enquanto escrevia este post fiquei sem água novamente... Pior, vizinhos e  inquilinos com água... Fui pesquisar... O registro que coloquei, há poucos dias, no cano que vai para a caixa d'água, não estava deixando passar água... Quebrado por dentro... A pressão é tanta que danificou o registro... Sob chuva, substitui o dito por outro metálico, os chamados "de esfera", colei usando a "poxipol 10 min" que foi recomendada por um amigo dono de ferragem... A única que resiste uma pressão destas... Vejam que esta mudança de pressão ocorreu no final de dezembro de 2010, causou reclamações sobre danos graves, grandes prejuízos, riscos de vidal nas tentativas de conserto em alto de escadas, sob chuva, ... Estamos em 10 de fevereiro de 2011. Mais de uma semana após terem medido oficialmente a absurda pressão d'água com que nos deixaram. Porisso o titulo do post... Dmae... como pode????



                                                Minha caixa com indicador de nível que coloquei para controlar o problema da falta de pressão, antes que terminasse, passava a alimentação da casa direto para a rua, aproveitando a dita mesmo enquanto não conseguia subir à caixa...



O encaminhamento junto ao Dmae foi com este documento:
              
Porto Alegre, dia 09 fevereiro 2011.
Informações para abertura de processo interno no Dmae sobre contestação de consumo no ramal 2 474 867, localizado na rua Dr. Mario Totta, 1601, bairro Tristeza, Porto Alegre.

Sou residente no local há mais de 20 anos... Embora a elevação de meu terreno seja pouca, pois se localiza no início da borda do Morro do Osso, sempre tivemos pouca pressão de água, normalmente faltando entre 10 e 16 horas... Apenas na madrugada as caixas d’água enchiam ou quase... Isto obrigou à muitos colocarem um “t” no cano vindo da rua para que as caixas enchessem pela madruga mas a alimentação normal da casa fosse direto da rua... Para evitar isto teria de ter uma caixa com capacidade superior à 1500 litros, o que a maioria não tinha... O fato é que sempre esperamos por uma solução do Dmae, normalizando a pressão no fornecimento d’água... Uma rua ACIMA, a pressão era normal...

Na última semana de dezembro de 2010, faltou água... Isto era diário, não chamava a atenção... Só que, desta vez, quando foi restabelecida, veio com pressão de lavajato... Em números... O normal seria uma pressão em torno de 22 libras, o que nunca tivemos... Veio com uma pressão de 56 libras... Porque? O Dmae, sem aviso ou qualquer precaução, ligou nossa canalização à das ruas acima... Um jato de mangueira conseguia atingir 25 metros...

Surpresos e felizes comemoramos as primeiras horas de abastecimento com pressão... Porem, em poucas horas a alegria virou pânico... A pressão, duas vezes superior à de um pneu de carro ou da que deveria ter, começou a arrebentar com juntas, canos, mangueiras, chuveiros, bóias de caixa d’água... Foram inundadas casas, pátios, alguns durante a madrugada... Isto aconteceu em toda a rua... Claro que deu origem à várias reclamações... Mas a orientação era de que as tubulações e estragos deveriam ser considerados e encaminhado um processo por escrito. É o caso deste documento...

Porque um mes depois? Primeiro, consertei os danos internos... Torneiras, juntas, chuveiros, canos da residência... Não se tinha noção de quando o problema estaria resolvido... Se arruma va algo, outra coisa estragava... Só reduzir a pressão no registro não adiantou porque é um ajuste muito crítico... Ajustando para uma pressão suficiente, quanto acontecem surtos na tubulação e em horários de baixo consumo, como as 3 da tarde e as 3 da madrugada, a pressão subia rapidamente e detonava com os consertos e causava novos problemas.

Contratar manutenção não era viável porque os estragos foram em toda a rede, do relógio até as caixas d’água e torneiras... Os encanadores consultados fizeram orçamentos inviáveis...

O jeito foi ir consertando aos poucos, contratando ajuda de auxiliares. Teria sido mais em conta substituir tudo, do relógio até a caixa d’água, incluindo a bóia... Mas não se tinha certeza disto.. Daí que, eu, optei por consertar tudo que visivelmente estragou e ir consertando o que novamente estragava nos surtos de pressão... Sei que a pressão ficou em 56 libras porque, um inqulino do meu pátio, após semanas consertando e trabalhando nos estragos, tambem contratando auxiliares, acertou com o dmae e encaminhou processo, como este que estou encaminhando. Uma semana após o acordo, o Dmae mandou uma equipe com medidor para monitorar por 24 horas a pressão. Fiquei abismado como a medida foi executada. Os que foram executá-la, instalaram o medidor na rede interna deo meu inquilino, tendo aberto a mesma para inseriro o medidor... Ou seja, com o registro entre a rede e o medidor... Não fosse eu alertaro o inqulino, ele teria reduzido o fluxo no registro logo após a saida dos funcionários pois estes não o informaram que isto alteraria a medição. LOGO ao colocarem, o indicador mostrou 56 LIBRAS... Pergunta, porque monitorar algo que, de início já se mostra tão algerado??? Só que a conta seguinte ainda veio 4 vezes superior ao normal. Para evitar isto. Consertei toda minha instalação, usando "poxipol 10 min"  para reforçar as conexões, entre a caixa d’água e o relógio...Só assim consegui estabilizar a instalação. Hoje, fecho meu registro interno, após a caixa, vejo no relógio do dmae, indicação de zero consumo... A instalação realmente está perfeita.

Sou aposentado em manutenção de eletrônica e telecom... O mínimo que se esperaria do Dmae seria um alerta e orientação para evitar graves problemas que incluiram riscos de vida... Os registros deveriam ser fechados e abertos por equipes com medidores para ajustá-los `a nova situação...Nada foi feito... Quartos com incapazes foram inundados durante a madrugada, canos se romperam embaixo da terra, dentro dos terrenos, chuveiros estragaram e colocaram em risco seus usuários...

Resolvendo meu caso.

1. A pressão vinda do dmae continua em 56 libras mas minha rede ate a caixa dágua está reforçada, aguenta. Não posso reduzir na frente porque registro são muito críticos e o normal é usá-los para permitir ou corta a água, não controlar o quanto passa por eles...

2. Hoje, meu medidor de consumo indica 14 78229 . Sem indicação de consumo após a caixa encher e a bóia cortar o fluxo.

3. Tenho comprovantes, anexados à este documento, de parte do que foi substituido. Metade da instalação, de 35 metros, sob a casa, teve de ser substituída. Esta liga o relógio à bóia da caixa... Isto num valor de 65 reais.

4. Usei material que já possuia, num valor de 30 reais.

5. Usei auxliares para os quais paguei um total de 200 reais, em 3 dias, os quais não tenho comprovantes por não serem profissionais.

6. Não possuo o consumo dos meses anteriores mas o Dmae sim, só anotar;

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O que espero.

1. Pagar as contas em haver desde que começou o problema pela média dos últimos meses de meu consumo,   ANTES  da desastrada alteração da rede. Lembro que na minha casa somos em duas pessoas, só um casal. Pelo "acordo" feito com meu inquilino, ele pagava em torno de 50 reais, concordou em pagar 120 desta vez, mais que o dobro do seu consumo real, parece que os últimos 4 meses usados no cálculo incluem o que deu o excesso... Isto é inaceitável. Incluir o erro no cálculo para acertar o devido...

2. Ser ressarcido dos meus custos.

3. Não aceito qualquer cobrança acima da média dos meses anteriores ao problema pois os excessos não correspondem à consumo meu e sim,estragos causados por procedimentos errados do Dmae.

4. Fora destes 3 itens, recorrerei ao procon e pequenas causas.

O que o Dmae fez, ou seus contratados, tanto faz, foi como se a CEEE, desligasse seus fornecimento de 110 votss e o retornasse em 220 volts, sem nenhum aviso. Espero nunca mais participar ou tomar conhecimento de algo assim.

Aguardo resposta da empresa.

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Claudiomar Silveira Santos

Técnico em Telecom Eletrônica

Telefone 51 3407 5029

Celular 51 9965 6488

Blog em http://farssas.blogspot.com

Twitter klaud.o@hotmail.com

Email santos.claudiomar@gmail.com





Complexo de registros que fiz para permitir o uso direto da rua ou da caixa, enchendo a caixa quando  a pressão conseguia e fechando suas entradas e saídas, conectando direto com a rua, quando a pressão era baixa... Isto entre 10 da manhã e 4 da tarde... Sempre...










               Com o aumento da pressão refiz toda a tubulação e registros, normalizando. Uma direto da rua à caixa, outra da caixa à casa. Isto é essencial para evitar problemas com o uso... Isola a rede externa da interna... Mas não com a pressão absurda que ainda continua... Isto já danificou mais registros e, certamente, vai detonar com a bóia da caixa... De novo...

              Repito... Como pode um órgão público com tantos recursos, apresentar um despenho técnico destes? Ser comunicado de problemas que causou por tantos e continuar sem uma providência efetiva???


              Continuação...

Antes de levar o encaminhamento acima para o Dmae, busquei o Procon para orientação... Confirmei que estava certo em não pagar excessos que não gerei... Daí que não aceitaria a média pelos últimos 4 meses já que isto incluiria um consumo que não tive... Veja na imagem ao lado... Mes e consumo... Quando aumentaram a pressão sem nenhum cuidado e destruiram partes da instalação, o consumo explodiu... Foram várias fugas, vazamentos que apareciam e eu os consertava...


Vejam, não considero isto o caso de Claudiomar, povo, contra Dmae governo... Militares, políticos, entidades de governo, :-são povo-: como eu e voce... Lá trabalham nossos conhecidos, parentes... Então, contatei com a atendente com o maior respeito e sem agressões de qualquer espécie... Expliquei minha posição... A atendente, inicialmente se agitou, talvez por esperar agressões ou pela complicação que representava resolver o caso... Mas logo sentiu minha posição e disposição de resolver o problema, da forma mais rápida possível e extendendo as soluções aos demais atingidos que estavam desesperados...
Vejam na imagem ao lado os últimos 4 meses...
            
Ela então fez uma proposta de acerto, em que aceitava o encaminhamento do processo com provável ressarcimento dos prejuízos e que reduziao valor a pagar para 100 reais, pagos no mes seguinte...
Na figura ao lado e abaixo, o protocolo de abetura de processo com número para acompanhamento do andamento do dito...

Claro que no mes seguinte tambem virá excesso pois a coisa se extendeu por mais de mes... Então ficou registrado que este novo valor tambem seria recalculado...

Aceitei, fiquei satisfeito, comigo e com o órgão público...  Pedi que fossem acionados encarregados por emergências como a situação exigia... Logo após chegar em casa fui chamado ao portão por uma equipe do Dmae para detalhes do que estava acontecendo. Uma equipe de engenharia foi designada para estudar e corrigir o que aconteceu. Sugeriram um redutor de pressão, disponível em ferragens como solução de emergência. 

Quando o problema for completamente solucionado postarei mais um adendo à este post encerrando o caso.


Abril de 2011... Quatro meses depois o Dmae ainda não resolveu o problema... Pessoas chegam em casa, enchem suas caixas d'água e fecham novamente os registros para evitarem a destruição causada pelo excesso de pressão... Incrível o descaso, a falta de responsabilidade de uma entidade tão importante à população...


            

2 comentários:

  1. Por incrível que pareça, mais de um ano depois, sem qualquer atitude por parte do DMAE, voltei à central de atendimento no centro de Poa... Como a atendente não sabia o que poderia fazer no caso ela consultou um g e r e n t e responsável... Espantado com o caso, pesquisou e constatou que vários usuários da mesma rua tinham entrado com processos devido ao mesmo problema... No entanto encontroul que nada foi feito porque os funcinários que foram encarregados do caso declararam que tinham resolvido o problema e encaminharam o fechamento do atendimento... O gerente AFIRMOU que eu receberia UMA CORRESPONDÊNCIA no máximo em UMA SEMANA enviado pelo setor de processsos do DMAE... Já vão para DOIS MESES e nada!!! Me preocupa porque NAS MÃOS DE PESSOAS QUE AGEM ASSIM ESTÁ A ÁGUA QUE TOMAMOS!!! A ENTIDADE está PERDIDA em uma confusão, acomodação sem limites!!! Algo TEM DE SER FEITO!!!

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  2. Bom dia Sr. Claudionor: Gostaria de saber se você conseguiu resolver seus problemas com o DMAE. Minha mãe está tendo o mesmo tipo de problemas, com contas abusivas. Se puder me responder, agradeço.
    Anaelise

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