sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Religião


       O medo do desconhecido e a necessidade de dar sentido ao mundo que o cerca levaram o homem a fundar diversos sistemas de crenças, cerimônias e cultos -- muitas vezes centrados na figura de um ente supremo -- que o ajudou a compreender o significado último de sua própria natureza. Mitos, superstições ou ritos mágicos que as sociedades primitivas teceram em torno de uma existência sobrenatural, inatingível pela razão, equivaleram à crença num ser superior e ao desejo de comunhão com ele, nas primeiras formas de religião. Religião (do latim religião, cognato de religare, "ligar", "apertar", "atar", com referência a laços que unam o homem à divindade) é como o conjunto de relações teóricas e práticas estabelecidas entre os homens e uma potência superior, à qual se rende culto, individual ou coletivo, por seu caráter divino e sagrado. Assim, religião constitui um corpo organizado de crenças que ultrapassam a realidade da ordem natural e que tem por objeto o sagrado ou sobrenatural, sobre o qual elabora sentimentos, pensamentos e ações."



©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.









A religião é claramente uma tentativa de ligação com o divino. A certeza de sua mortalidade e a consciência (discutível) de seus limites, leva o homem a "criar" (deus)es e organizar a sua maneira de se relacionar com ele(s).
Sentir-se bem é essencial. Se você está em paz consigo mesmo, se está equilibrado, realizado, dentro de qualquer religião ou conceito de deus, não siga em frente na leitura destas reflexões.
Agora, se a religião o aprisiona, limita, confunde, amedronta, deprime, então siga nesta leitura e terá argumentos para se libertar.
Por ter suas bases em conceitos irracionais e dependentes do histórico de cada povo, a religião e o(s) deus(es) sempre foram motivos para guerras intermináveis e desentendimentos seculares. As características diferentes desta manifestação cultural de cada povo claramente mostram que as mais diferentes religiões e entidades divinas são CRIAÇÃO de cada povo!
Estas diferenças associadas a cada grupo religioso prova, que ao contrário do que afirmam, o Homem cria Deus...
Não é meu objetivo repetir o que as enciclopédias já mostram... Por isto passo a citar reflexões pessoais que não tenho conhecimento terem sido abordadas, pelo menos desta forma.

Temporalidade

Até mesmo para definir as regras, rituais e dogmas particulares de determinadas religiões e ou seitas, sempre são mencionados contatos com a(s) divindade(s)...
Todos os contatos realizados sempre expressam o conhecimento e a cultura (principalmente científica) da época em que são efetuados!!!
Era de se esperar que contatos realmente efetivados com divindades capazes de criar mundos e a princípio donos de infinita sabedoria, se referissem a conhecimentos não limitados à época em que se manifestam ...
Os conhecimentos que as divindades (sempre através de um pobre mortal) manifestam sobre o futuro são conhecidos como Profecias.





Profecias
A todos espanta a possibilidade de "pre´- ver" o futuro... Como prova desta possibilidade, são apresentadas profecias, que se realizaram em detalhe séculos após serem anunciadas...
No entanto, o mecanismo que, em alguns casos, permite tais profecias é bem claro e simples...
Da mesma forma que atores materializam os acontecimentos em uma peça teatral, tudo que for previsto por indivíduos que causem uma impressão profunda tende a ser concretizado por pessoas, grupos e ou povos CONSCIENTE OU INCONSCIENTEMENTE...
"Vim para cumprir as escrituras". É uma frase muito comum...
Principalmente em um tempo em que poucos sabiam escrever ou ler e que a impressão era algo raro e dispendioso, não é de surpreender que, com o passar dos tempos, alguém assumisse ser ele o personagem descrito e concretizar a ação "predita"... Claro que desta maneira, a profecia tende a se realizar em detalhes...
Portanto, poucos até hoje conseguiram, em um período de vida tão limitado, livrar-se de conceitos religiosos seculares que tendem a limitar os seres humanos e tornar mais poderoso os deuses por eles mesmos criados.
Cada novo ser que se cria tem de começar todo o ciclo de aprendizado e amadurecimento. Tende a considerar como verdades erros radicais que lhe são repassados (mesmo porque não poderia discutir e comprovar tantos conhecimentos)...
Por isto mesmo, pessoas que sigam uma educação convencional tendem a dar continuidade a tudo de errado que lhe é repassado. Sua vida seria curta para romper esta cadeia natural de acontecimentos.
O indivíduo tem sua vida de tal forma ocupada, que pouca chance tem de mudar alguma coisa... O emprego, a família, novos estudos tomam toda sua vida.

Por que são importantes estas duas definições?

Porque a vida humana é um bem limitado e precioso e não a devemos desperdiçar.
A religião tem retardado o progresso social e da ciência por ser irracional e dogmática, de forma irresponsável.
Milhões de vidas foram e são gastas de forma inútil para agradar deuses inexistentes e dogmas irracionais.








1

Nenhum comentário:

Postar um comentário